Equipe do Samu de Pirapora participa de Simulado de Múltiplas Vítimas

Na quarta-feira, 21, a equipe do Samu de Pirapora do Bom Jesus participou do “Simulado de Múltiplas Vítimas (IMV)”, realizado pelo Consórcio Regional Oeste, na cidade de Jandira.

O treinamento contou com a participação de 100 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e estudantes de escolas técnicas de enfermagem. Pirapora enviou 9 servidores municipais que atuam na unidade descentralizada do município.

O objetivo foi preparar as equipes para uma situação real de tragédia com múltiplas vítimas e em qualquer circunstância. Foram observadas a chegada do profissional no local do acidente, a conduta dos primeiros socorros, avaliação da gravidade dos ferimentos e o direcionamento correto das vítimas.

Os instrutores que participaram do simulado irão pontuar o desempenho de todas as equipes e posteriormente ocorreram novos encontros para avaliação e correção dos erros encontrados.

O enfermeiro e coordenador do Samu, Zezinho, enfatizou a importância do curso para a equipe. “É sempre bom participar de simulados como esse, os voluntários estavam bem caracterizados e as cenas eram muito reais. Uma ótima forma de praticar conhecimentos que não são utilizados diariamente e também uma chance para corrigir eventuais erros e aprender novas técnicas”.

Participam do Consórcio as cidades de Pirapora do Bom Jesus, Carapicuíba, Jandira, Vargem Grande Paulista, Cotia e Itapevi.  Pirapora conta com equipes de plantão do Samu 24h, atendendo chamados 192 e a Central de Regulação fica em Itapevi.