Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus e AES Eletropaulo capacitam funcionários para identificar gastos excessivos com energia elétrica

A Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, firmou mais uma grande parceria com a empresa AES Eletropaulo.

Na manhã da quarta-feira, dia 22, a Casa da Cultura foi palco para o evento de sensibilização e lançamento do projeto de Gestão Energética Municipal (GEM), que visa capacitar funcionários da Prefeitura a identificar gastos excessivos com energia elétrica.

O curso é dividido em 7 etapas e será ministrado pelo engº Luiz Felipe Pacheco. Segundo o engenheiro a Eficiência Energética, sistematicamente aplicada, traz benefícios à sociedade, ao setor público, ao setor elétrico, às distribuidoras e ao meio ambiente. “Todos ganham”!

Com a privatização das distribuidoras de energia elétrica, nos anos 1990, e com incentivos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as concessionárias passaram a investir parte do faturamento em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e em ações de Eficiência Energética (EE), como trocas de equipamentos ineficientes por outros mais modernos, mudanças nos sistemas de iluminação, entre outras. E é nesses usos finais, como a iluminação, fundamental para a maioria das instalações residenciais, comerciais ou industriais, que se identifica o grande potencial de redução dos gastos e de combate ao desperdício de energia.

Impulsionados por uma demanda crescente pela modernização de equipamentos de iluminação e por questões de sustentabilidade, os estabelecimentos comerciais, industriais, públicos e mesmo os clientes residenciais têm buscado, cada vez mais, qualidade, confiabilidade, segurança e economia no uso da energia elétrica.

Para o prefeito Dany Floresti “esse ano a nossa parceria com a AES Eletropaulo rendeu bons frutos para Pirapora. Iniciamos com o projeto Eficiência Solidária que fez reduzir significativamente a conta de energia dos lares piraporanos. Os munícipes tiveram a oportunidade de trocar lâmpadas normais pela de LED. Foram cerca de 18 mil lâmpadas trocadas e mais 250 lâmpadas da escola Senhor Bom Jesus. Já em setembro nós inauguramos a primeira subestação de energia da cidade, ação que trouxe mais qualidade na distribuição de energia. E agora vamos iniciar esse curso que trará benefícios à sociedade, ao setor elétrico, às distribuidoras e ao meio ambiente. Todos ganham”!, finalizou o prefeito.