Secretaria da Saúde divulga relatório sobre atendimentos em Pirapora

A Secretaria de Saúde de Pirapora do Bom Jesus divulgou o relatório sobre sua atuação no primeiro quadrimestre de 2017, separados pelas unidades de saúde do município. Para uma cidade com pouco mais de 17 mil habitantes, os números demonstram os desafios que a secretaria enfrenta no dia-a-dia, face a conjuntura econômica atual.

O Pronto Socorro Municipal contabilizou 55 mil atendimentos, com destaque para 21.625 exames laboratoriais, 12 mil consultas de urgência, 9.684 atendimentos com medicações, 1.913 RX realizados, entre outros procedimentos. O gerador de energia, adquirido no final da gestão passada, foi instalado no PS neste início de ano, possibilitando uma maior segurança no atendimento da população e aos profissionais da área.

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) registrou 6.216 atendimentos, sendo 1.366 na área de fisioterapia, 520 ultrassons, 522 na ortopedia, 569 na área de odontologia, 456 em medicina do trabalho, 420 em psiquiatria, entre outras especialidades.

Os três Postos da Saúde da Família somados contabilizaram 22.800 atendimentos, com destaque para os 9.250 atendimentos domiciliares, 3.719 atendimentos médicos, 1.780 coletas de exames e mais 299 coletas de Papanicolau.

O NAS Payol – Núcleo de Atendimento em Saúde registrou no primeiro quadrimestre 3.562 atendimentos, com destaque para 1.393 atendimentos em fisioterapia e 1.222 consultas (clínico geral, ortopedia, ginecologia, pediatria e psicologia).

Já a Vigilância Sanitária realizou 5.597 visitas, sendo 42 de fiscalização, e 67 ações educativas. O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, baseado no Pronto Socorro, realizou no período um total de 100 ações de resgate e 75 de remoção. A Secretaria da Saúde realizou ainda 2.218 ações de agendamento de especialidades e exames para unidades fora do município.

Para o Secretário da Saúde de Pirapora do Bom Jesus, Leandro de Queiroz Lima, os números demonstram os grandes desafios enfrentados no dia-a-dia e o esforço realizado por cada um dos profissionais envolvidos, lembrando que a cidade presta também uma assistência integral aos milhares de romeiros que visitam a cidade.

Para o prefeito Dany Floresti os números são bastante expressivos e demonstram os esforços realizados pela equipe de saúde para manter a eficiência e qualidade dos serviços prestados. “Nós sabemos que ainda há muito que se trabalhar e conquistar, mas os números revelam os esforços administrativos e dos funcionários para dar continuidade ao atendimento realizado em nosso município, visando melhorar cada dia mais”, finalizou.